• +55 11 999 604 191
  • contato@ikigaibrasil.net.br

Resistências NÃO são como as lâmpadas: queimou, trocou.

Resistências NÃO são como as lâmpadas: queimou, trocou.

Nós, profissionais do segmento de eletroaquecimento industrial, NÃO CONCORDAMOS com o dito popular “as resistências são como lâmpadas, queimou, trocou”.

Diferentemente de uma resistência industrial, na compra de lâmpada, o usuário não tem o poder de encomendar a sua peça conforme a sua necessidade como a potência, material, formato, tamanho, etc. O consumidor é obrigado a comprar lâmpadas existentes no mercado.

No caso de eletroaquecimento industrial, o consumidor pode, ou melhor, DEVE sempre procurar escolher a potência, material, formato, acabamento, etc., que possa proporcionar maior eficiência e a confiabilidade.

Ou seja, é recomendado que o cliente faça um estudo criterioso para todas as resistências, aquecedores e acessórios utilizados no eletroaquecimento industrial. Nada de “queimou trocou” com as mesmas peças de sempre, sem uma avaliação.

Na próxima vez que for trocar uma resistência queimada, faça a seguinte análise:

· A queima da resistência foi prematura?

· Há melhoria possível para futuras peças?

· Qual foi o motivo da queima da resistência?

São perguntas básicas, mas que todo responsável pela manutenção deve se fazer, para uma correta avaliação e melhoria contínua dos equipamentos.

Causas da queima prematura de resistências

Se a queima foi prematura, há grande possibilidade que esteja ocorrendo um ou mais problemas abaixo relacionados:

·        Dissipação ou densidade de potência inadequada;Baixa qualidade do material;

·        Ineficiência na transferência térmica;

·        Danos na conexão.

·        Mau uso ou inadequado

Fique atento! Pior do que uma parada inesperada de um equipamento, além do prejuízo, é a recorrência da falha. Uma boa análise e manutenção adequada é essencial para garantir a continuidade do seu negócio. Solicite o auxílio de um profissional experiente para uma avaliação técnica adequada.

Quer saber mais sobre DISSIPAÇÃO ou DENSIDADE DE POTÊNCIA? Confira um outro artigo nosso.

Nota: a palavra correta é “resistor”, porém vamos utilizar a “resistência” por ser utilizada de forma popular e permite melhor entendimento pelo grande público.

Ainda tem dúvidas ou precisa de ajuda? Fale com a gente, a IKIGAI BRASIL | BUSINESS PARTNER, é a sua parceira para todas as questões relacionadas a aquecimento elétrico industrial. Conte conosco!ikehara@ikigaibrasil.net.br

ikigaibrasil